Até o momento, temos 9.732 vias cadastradas em 1.718 locais de 425 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.549 vias tradicionais, 4.456 vias esportivas, 598 lances de bouldering, 60 big walls, 8 vias de descida e 61 vias em artificial.
Localização
Dados do local
Rio de Janeiro >
Rio de Janeiro >
Pedra Grande de Jacarepaguá
Fonte: documento Seminário de Mínimo Impacto do Parque Estadual da Pedra Branca.
Descrição: Conquistada em 1932, através da "Chaminé Bandeirantes", a Pedra Grande de Jacarepaguá possui uma trilha iniciada a oeste que bifurca para as faces sul e norte. Essas trilhas, principalmente o segmento para a face sul, são frequentemente cortadas por atalhos feitos por caçadores, muitos deles em trechos arenosos vencidos com o auxílio de pequenas árvores em crescimento. Recomenda-se aos excursionistas, além de não tomar tais desvios, ajudar sempre a manter a trilha original, marcando-a onde for necessário.
Para a aproximação final na face sul, sugere-se caminhar pela base da montanha onde há degraus naturais de pedra.
Observações:
1) a "Chaminé Bandeirante" (sem mais informações) não deve receber grampos para o rapel, que deve ser feito pelas
boas árvores ali existentes.
2) na "Chaminé Capixaba" deve ser priorizado o rapel com apenas uma corda. Fazendo-se com duas cordas pode prejudicar a vegetação existente nas paredes laterais.
3) há restrição a novas conquistas e variantes na face sul, pois essa parede possui muita vegetação. Novas conquistas na face norte devem seguir as recomendações gerais, sempre com
atenção especial à vegetação.
Fonte: Seminário de Mínimo Impacto do Parque Estadual da Pedra Branca